Comércio
Fundamentação:
Revela-se fundamental uma oferta de formação profissional específica que permita, em primeiro lugar, elevar os níveis de qualificação da mão-de-obra do setor do comércio/distribuição. De uma forma generalizada, aos profissionais do comércio surgem exigências acrescidas ao nível das competências sociais e relacionais, de utilização das tecnologias de comunicação e informação e do domínio de línguas estrangeiras, designadamente dadas as estreitas e crescentes ligações entre as atividades comércio. Destaquem-se ainda as competências associadas à adoção de comportamentos adequados em matéria de ambiente, higiene e segurança no trabalho.
Metodologia:
Serão privilegiados os métodos ativos, com vista a reforçar o envolvimento dos(as) formandos(as), a auto-reflexão sobre o seu processo de aprendizagem, a partir da partilha de pontos de vista e de experiências no grupo, e a co-responsabilização na avaliação do processo de aprendizagem. A dinamização de atividades didáticas baseadas em demonstrações diretas ou indiretas, tarefas de pesquisa, exploração e tratamento de informação, resolução de problemas concretos e dinâmica de grupos afiguram-se, neste quadro, especialmente, aconselháveis.
Horário
Laboral e Pós Laboral